terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Ismael


“Chamai-me Ismael.  Faz alguns anos – não importa quantos, precisamente -, tendo na bolsa escasso ou nenhum dinheiro e nada que particularmente me interessasse em terra, achei que devia velejar um pouco e ver a parte aquosa do mundo. É um hábito que tenho para acabar com o esplim e regular a circulação. Sempre que começo a ficar austero; sempre que é um novembro úmido e chuvoso em minha alma; sempre que dou comigo a parar involuntariamente diante de empresas funerárias e a cerrar a fila em cada enterro que encontro; e especialmente, sempre que minha hipocondria adquire tal domínio sobre mim que é preciso um sólido princípio moral para impedir-me de sair deliberadamente para a rua e metodicamente surras as pessoas – então acho que está na hora de ir para o mar o mais depressa possível.”
Herman Melville, in Moby Dick

Nenhum comentário:

Postar um comentário