sábado, 30 de agosto de 2014

Uma selfie com o velho marinheiro


Toninho Veludo entrou no bar do Carneiro mais saltitante e exibido que nunca – e ele sempre estava saltitante e exibido, era sua condição natural. Mostrou a todos a câmara digital nova que acabara de comprar, das mais modernas. Do nada, sem pedir licença, puxou uma cadeira e sentou-se à mesa, entre o Velho Marinheiro e Ananias. Colocou um braço sobre o ombro do nosso Lobo do Mar. E disparou:
- Vou fazer uma selfie com o senhor. Adoro o senhor. Depois, faço uma selfie com você Ananias. Por fim, farei uma selfie do nosso grupo…
- Fazer o quê?
- Uma sel-fi-eeee.
- Só não lhe dou uma garrafada na cabeça em respeito ao seu pai, que morre de vergonha de seus maneirismos. Você vai fazer isso com gente de sua laia, vagabundo – retrucou nosso Lobo do Mar.
- Nossa! Que agressividade! O senhor sabe o que é sel-fi-e?
- Não sei nem quero saber. Partindo de você só pode ser bandalheira.
Ananias resolveu intervir, na tentativa de serenar os ânimos do Velho Marinheiro:
- Selfie está na moda, é um autorretrato. As pessoas tiram fotos delas próprias, sozinhas ou acompanhadas, e divulgam pela internet, nas redes sociais. Não tem nada demais.
- Quer dizer que Veludo quer tirar uma fotografia me abraçando e ainda mostrar pra todo mundo? E você acha que não tem nada demais, Ananias? Não me faltava mais nada!
- Todo mundo faz  tentou justificar-se o autorretratista. Em vão.
- Pois fique sabendo de uma coisa, seu Veludo: o que você faz eu nunca fiz, não faço e jamais farei. Não ouse apertar botão algum. Tire um retrato com Ananias, pelo visto ele também gosta dessas coisas. Papo encerrado. Carneiro, mais tarde eu volto, pra pagar a conta.
E lá se foi o Velho Marinheiro, pisando duro, desconjurando o mundo moderno.
Orlando Silveira, in orlandosilveira1956.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário