segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Aquarela do Brasil, por Django Reinhardt


Jean "Django" Reinhardt (Liberchies, 23 de janeiro de 1910  Paris, 16 de maio de 1953) foi um guitarrista de jazz belga de origem cigana. Considerado um dos melhores e mais influentes guitarristas de todos os tempos, ele também influenciou vários músicos e inovou ao ajudou a criar o estilo gypsy jazz.
É tido como o pai do jazz na Europa, e também um dos primeiros músicos não negros nesse estilo musical. De descendência cigana, Reinhardt nasceu na Bélgica e acompanhou sua caravana até chegar aos arredores de Paris. Nessa cidade, começou a tocar banjo logo aos doze anos na vida noturna. Em sua primeira gravação conhecida (de 1928) ele toca o banjo. Após um incêndio no mesmo ano, ele perdeu a mobilidade de dois dedos da mão esquerda, o que o forçou a desenvolver uma técnica própria. Fez sucesso posteriormente com o Quintette du Hot Club de France; com o início da Segunda Guerra Mundial, o grupo se separou. Django faleceu em 1953, vítima de uma hemorragia cerebral.

3 comentários:

  1. Olá, Elilson,
    Sou potiguar de Mossoró e gostaria de fazer contato com você.
    Gostei do seu blog.
    Moro em Cruz/CE
    Dr. Lima

    limagronomiacruzce@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Consulte meu blog: www.blogdodrlima.com.br
    www.blogdafolha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Dr. Lima, obrigado por acessar e gostar do Rapadura Cult. Estou à inteira disposição de Vossa Mercê. Meus celulares: (84) 8893-7444 (OI) - 9308-1995 (CLARO).
    e-mail: elilsonbatista@yahoo.com.br.
    Um abraço literário, no aguardo de contato.

    ResponderExcluir